Celepar capacita pessoas da terceira idade a usar smartphone 10/02/2017 - 15:30

A Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) organizou esta semana um curso básico de smartphone voltado às pessoas da terceira idade. Este foi o terceiro grupo a ser capacitado.

Durante três dias 32 alunos participaram desta capacitação gratuita com nove horas de duração. Os inscritos foram divididos em duas turmas, uma pela manhã, das 08h30 às 11h30; e a outra no período da tarde, das 14h00 às 17h00. Ao final, cada participante recebeu um certificado.

A capacitação integra o Projeto Celepar Cidadã que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais por meio do computador, também voltado ao cidadão com idade superior a 60 anos. “Estamos atuando no sentido de permitir que as pessoas idosas se atualizem para o uso das ferramentas de comunicação e a consequente inserção no universo da internet e redes sociais”, disse o presidente Jacson Carvalho Leite.

O conhecimento que o idoso acumulou pelos anos de vida, segundo ele, não deve ser desperdiçado pelo isolamento social. Leite defende o uso das novas tecnologias para o compartilhamento de vivências, “importante para a construção de uma sociedade cada vez mais equilibrada e humana”.

CONTEÚDO - Os participantes aprenderam a personalizar o aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens; baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outras possibilidades que esta tecnologia móvel oferece.

Para a instrutora da Celepar, Dircélia Maria Alessi, o resultado do curso foi positivo, uma vez que além de aprenderem os participantes também contribuem com sugestões para o aperfeiçoamento do material didático e da metodologia das aulas, uma vez que este treinamento está apenas na sua terceira edição.

DEPOIMENTOS - Aos 83 anos, Delourdes Ortolani se permitiu aprender um pouco mais na vida. Para ela, esta foi uma oportunidade de esclarecer muitas dúvidas. “Aqui, com calma, com toda a atenção dos professores, a gente ouve e aprende. Valeu muito a pena”.

Suely Lee, 70 anos, classificou o curso como “excelente”. De acordo com ela, com os pequenos detalhes aprendidos, foi possível perder o medo de mexer no aparelho e seus aplicativos. Suely destacou ainda o conteúdo do treinamento e as amizades feitas, bem como o fato de vencer desafios ao participar desta capacitação, “pois se ficasse em casa não aprenderia, uma vez que os filhos nunca não têm tempo para explicar”.

Sabendo inicialmente apenas 5% do que aprendeu ao término do treinamento, Yeda Ostan, 68 anos, disse que de tão bom que foi o curso pretende voltar em uma próxima edição.

Para Mirian de Araújo, 64 anos, o curso clareou suas ideias quanto ao uso do celular que ganhou recentemente. “Espero dominar bem este aparelho. Já mudei o fundo da tela, já coloquei alguma coisa na agenda e não usei o bluetooth para não gastar bateria”. Ela falou também da necessidade da conexão pelo uso das tecnologias, “interação que permite que a gente não fique para trás e consiga acompanhar o mundo de hoje”.

“O que gostei mais de acessar no celular foi o reloginho para marcar o tempo que o bolo deve ficar no forno. Eles acabavam queimando”, disse Jocélia Rodrigues da Silva, 60 anos, que entre outros pontos vistos no curso também considerou importante o uso da agenda para a marcação dos seus compromissos diários.

O presidente Jacson Carvalho Leite e o diretor de mercado da Celepar, Nelson Garcia, participaram do encerramento do curso nas duas turmas, que no período da tarde contou também com a presença do diretor-geral do Detran, Marcos Traad.